Mágico Karpes |
Em meados dos anos 1954, Karpes, prestes a completar nove anos de idade (14/08/1945), encontra uma caixa praticamente abandonada em um armário e, dentro dela, uma porção de coisas "estranhas". Embora não pudesse imaginar do que se tratava, foi despertado por um forte interesse em desvendar aquela descoberta. Ao perguntar para sua mãe sobre aqueles materiais, ela lhe explicou que tinham sido do seu pai, falecido quatro anos antes, e que serviam para ele fazer mágicas, pois tinha sido um mágico amador. Estava alí, mesmo sem que pudesse compreender a importância de tudo aquilo, uma valiosa herança, ou como diria mais tarde " um tesouro inestimável".
Pouco tempo depois, ao tomar conhecimento de que um amigo da sua família era também mágico, fez de tudo para chegar até ele, o que de fato aconteceu e, assim, conheceu José Silas Portieri, "Mágico Syllas", que o orientou como utilizar aqueles equipamentos, primeiros passos para uma carreira de sucesso.
Karpes, Aronack e Syllas |
Dentre eles, destaca-se o Professor Aronack (Aaron Ackermann), mágico carioca, de quem recebeu grande parte dos conhecimentos e a quem rendeu homenagem quando deu, ao seu programa, o nome da coluna que Aronack mantinha no jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro, "Truques & Ilusões".
Já na adolescência, seu nome artístico sofre uma pequena, mas importante alteração, no momento em que a letra "C" é substituída pela letra "K", numa justa homenagem ao Mágico alemão Kalanag (Helmut Ewald Schreiber), que, em temporada em São Paulo com a Revista Mágica "Sim-Sala-Bim", lhe desperta para a sua entrega, "de corpo e alma, ao fantástico e maravilhoso mundo da mágica", época em que tinha que conciliar com as atividades artísticas seus estudos, nunca interrompidos (formou-se em Publicidade, Direito e Comunicação), e com o seu trabalho numa emissora de rádio, Rádio América, onde exercia a função de mensageiro. Quis o destino, entretanto, oferecer-lhe mais uma oportunidade profissional. Na falta de um dos locutores e por ser detentor de uma boa voz foi designado pelo seu superior para entrar no ar e mais uma vez o sucesso estava presente na sua vida. Posteriormente, atuou na Rádio Gazeta e TV Gazeta, produzindo e apresentando programas.
Karpes |
Escreveu, atuou e dirigiu diversos espetáculos teatrais, destacando-se "Os Três Birutas", humorístico, onde, com mais dois atores, apresentava quadros divertidos e que culminavam com a sua atuação como mágico.
Com direção artística de Syllas, o espetáculo "No Palácio de Canchipur", de sua autoria, contava com orquestra de Câmara e participação de grande elenco: técnicos de luz e som, bailarinos, atores, etc. Após cumprir temporada em São Paulo, o espetáculo foi apresentado em inúmeras cidades do estado.
Karpes - Estúdios da TV Gazeta |
Idealizador, Produtor e Diretor do Programa Truques & Ilusões, Karpes vem recebendo inúmeras homenagens pelo pioneirismo de levar a Arte Mágica, desde o Brasil, para todos os cantos do mundo, bem como o reconhecimento da categoria pela importância que esse trabalho representa para a sua difusão e perpetuação.
Sinto-me honrado e orgulhoso de desfrutar da amizade desse grande companheiro de ideal, de cuja conduta, irrepreensível, sou testemunha.
Mágico Karpes, SIM, O Embaixador da Magica do Brasil!
OZcar Zancopé
Sinto-me honrado e orgulhoso de desfrutar da amizade desse grande companheiro de ideal, de cuja conduta, irrepreensível, sou testemunha.
Mágico Karpes, SIM, O Embaixador da Magica do Brasil!
OZcar Zancopé
Matérias Associadas Neste Blog:
https://magicoozcarzancope.blogspot.com.br/2016/07/programa-truques-ilusoes-oito-anos-no-ar.html
https://magicoozcarzancope.blogspot.com.br/2011/10/programa-truques-ilusoes-ha-mais-de.html
Muito obrigado, Ozcar.
ResponderExcluirEste é um presente muito especial em um dia muito especial para mim, e que enche o meu coração de gratidão e alegria.
Um mágico abraço.
Karpes.
Belíssima homenagem do Ozcar em divulgar ao mundo a longa e maravilhosa trajetória mágica do querido amigo KARPES.
ResponderExcluirKARDINI
O amigo Karpes é um capítulo à parte na mágica brasileira. Ele vem brilhando desde que jovenzinho iniciou no ilusionismo. Como advogado, comunicador e mágico sempre ajudou colegas, de maneira desprendida e cumprindo a função social de apoiar a arte.
ResponderExcluirAssim como o autor desta ótima biografia - nosso querido mágico Ozcar Zancopé -, o Karpes é uma autoridade do ilusionismo brasileiro. Admirado por gente do mundo todo. Por seu programa inclusivo, por sua atuação democrática e como formador de opinião dos mais respeitados.
Parabéns, Karpes! A mágica deve um tanto a você! E parabéns, Ozcar, pela descrição mais do que justa acerca do nosso amigo! Ele é, sim, o "Embaixador da Mágica do Brasil"! A biografia está perfeita!
Abraço,
Claudio Carlos de Souza (São Paulo-SP)