29 de agosto de 2011

Jean Eugène Robert–Houdin

 No teste do mês de agosto a pergunta foi:

Qual é o nome completo do mágico conhecido como o pai da magia moderna?

85% dos votos foram para a resposta correta.



Conheça um pouco da sua história!


Jean Eugène Robert–Houdin, esse é o nome completo do Mágico Francês, nascido em Blois em 06 de dezembro de 1805 e que é reconhecido por todo o “mundo mágico” como “O Pai da Magia Moderna”,  pois foi ele quem levou a magia à aristocracia francesa realizando apresentações em teatros e festas particulares numa época em que as mesmas, com raras exceções,  aconteciam nas ruas, feiras, mercados, etc. Robert-Houdin, como é conhecido, foi quem introduziu o uso da casaca e da cartola como trajes de cena e que deram o aspecto formal e aristocrata ao Artista Mágico, pois os figurinos usados eram um tanto quanto exóticos, fazendo com que a Arte Mágica se tornasse uma arte teatral muito prestigiada.
Seu nome de nascimento é Jean Eugène Robert, entretanto, em decorrência do seu casamento com Josèphe Cecile Houdin, sua primeira esposa, em  08 de julho de 1830, recebeu autorização especial do governo francês para  incorporar o sobrenome dela, hifenizado,  ao seu.
De inteligência rara e com grandes conhecimentos de mecânica e relojoaria ele cria novos números de grande repercussão,  sendo um dos mais famosos o da laranjeira, apresentado no filme  “The Illusionist”, no Brasil“ O Ilusionista , lançado em 2006. No vídeo abaixo veja o número apresentado por Paul Daniels.


Jean Eugène Robert–Houdin, faleceu no dia 13 de junho de 1871 em Saint-Gervais-la-Forêt.
Na sua casa, em Blois, está instalado o museu “La Maison de la Magie Robert-Houdin”, inaugurado em abril de 1966. 
File:. Jean Eugène Robert-Houdin museu (estátua e display) jpg


Casa de Jean Eugène Robert-Houdin em Blois, que foi transformada em museu. Os "dragões" entram e saem das janelas em uma exibição teatral. Uma estátua de Robert-Houdin está no canto inferior direito.


Robert-Houdin, a vida de um mágico!




Nenhum comentário:

Postar um comentário