Bob Ricardo |
Nos conhecemos no final do ano de 1961 e durante todos esses anos nos encontrávamos com frequência em eventos e aproveitávamos para por os assuntos em dia e trocar ideias sobre algum efeito mágico. Tive a honra de ter tido minha biografia publicada por ele na revista de sua propriedade, “Jornal do Prestidigitador” que, por varias anos, circulou entre nós prestando importantes informações sobre a Arte Mágica.
Dono de uma memória incrível, conhecia a biografia de inúmeros mágicos e as descrevia sem necessariamente consultar alguma anotação. Foi um grande colecionador de revistas, livros, cartazes, etc., cujo acervo era admirado por aqueles que tinham a oportunidade de ter acesso, o que, felizmente, aconteceu com muitos, pois estavam sempre expostos, em parte ou na sua totalidade, em eventos mágicos.
Batalhou para uma Arte de qualidade aqui no Brasil, participou de inúmeros Congressos e se orgulhava muito de ter sido o primeiro brasileiro a competir num Congresso FISM, o que ocorreu no FISM de 1979, realizado na Bélgica. Tinha verdadeira paixão por competição, sagrando-se vitorioso em muitas delas.
Ator, historiador, palestrante e mágico especializado em magia para crianças, também atuava como mágico cômico, clássico e manipulador.
Foi responsável pela orientação de jovens iniciantes na Arte Mágica, sempre disposto a ensinar e mostrar os caminhos para uma carreira de sucesso que, enlutados, choram essa irreparável perda.
BOB RICARDO deixou o palco da vida, mas deixou também um grande legado de 66 anos de dedicação à Rainha das Artes!
OZcar Zancopé
OZcar Zancopé
Excelente Matéria. Em breve a minha em Vídeo: O EXTROVERTIDO BOB RICARDO.
ResponderExcluirMuito obrigado por comentar Emanuel Messias, querido Mariquito. Aguardaremos ansiosamente a sua matéria sobre o Bob Ricardo.
ExcluirOi vc publicou essa matéria? Minha mãe era fã do Bob Ricardo. Hoje soube do falecimento dele. Tem mais materias?
ExcluirParabéns pela matéria.
ResponderExcluirMuito Obrigado Ramon Amaral, querido e estimado amigo. Fico contente em saber que você apreciou a matéria. Sou sabedor do seu carinho pelo Bob Ricardo.
ExcluirGrande abraço meu amigo.
Perdi meu mestre e melhor amigo Bob Ricardo. Primeiro brasileiro a pisar em uma competição FISM junto com Drakon.
ResponderExcluirQue dor horrível. Estou sem chão e sem palavras.
Bob me ensinou muito do que sei, e sua generosidade era incomum. Seu entusiasmo e paixão pela nossa arte beirava o fanatismo e éramos muito parecidos em muita coisa.
Mesmo depois de sair do Brasil, costumava ficar horas ao telefone com ele e os assuntos nunca se esgotavam. Nos conhecemos quando eu ainda tinha 14 anos de idade e nossa amizade foi intensa e contínua.
Um pedaço da minha alma se vai hoje.
As boas lembranças de nossas noites no Centro do Rio, as idas ao Tihany e ao Garcia, nossa viagem à Minas com shows, as inesquecíveis reuniões no clube mágico, e incontáveis horas de discussões sobre métodos, e papos mágicos que jamais serão apagados de minha memória.
Tinha medo deste dia chegar.
No domingo, ia ligar pra contar sobre a semana em Riga e como foi a competição como havíamos combinado há uns dias.
Que dor meu Deus. Que dor.
Descanse em paz mestre querido.
Muito obrigado Guilherme Curty por este seu emocionante depoimento. Que Deus ilumine o espirito desse nosso querido amigo e que ele olhe por nós e continue, onde estiver, encantando e divertindo os que estiverem ao seu lado.
ExcluirTive o prazer de conhecer Bob Ricardo 1969, onde pude participar de uma apresentação com o amigo. Uma perda para todos que conviveram com essa grande pessoa.
ResponderExcluir