![]() |
Bob Ricardo |
Nos conhecemos no final do ano de 1961 e durante todos esses anos nos encontrávamos com frequência em eventos e aproveitávamos para por os assuntos em dia e trocar ideias sobre algum efeito mágico. Tive a honra de ter tido minha biografia publicada por ele na revista de sua propriedade, “Jornal do Prestidigitador” que, por varias anos, circulou entre nós prestando importantes informações sobre a Arte Mágica.
Dono de uma memória incrível, conhecia a biografia de inúmeros mágicos e as descrevia sem necessariamente consultar alguma anotação. Foi um grande colecionador de revistas, livros, cartazes, etc., cujo acervo era admirado por aqueles que tinham a oportunidade de ter acesso, o que, felizmente, aconteceu com muitos, pois estavam sempre expostos, em parte ou na sua totalidade, em eventos mágicos.
Batalhou para uma Arte de qualidade aqui no Brasil, participou de inúmeros Congressos e se orgulhava muito de ter sido o primeiro brasileiro a competir num Congresso FISM, o que ocorreu no FISM de 1979, realizado na Bélgica. Tinha verdadeira paixão por competição, sagrando-se vitorioso em muitas delas.
Ator, historiador, palestrante e mágico especializado em magia para crianças, também atuava como mágico cômico, clássico e manipulador.
Foi responsável pela orientação de jovens iniciantes na Arte Mágica, sempre disposto a ensinar e mostrar os caminhos para uma carreira de sucesso que, enlutados, choram essa irreparável perda.
BOB RICARDO deixou o palco da vida, mas deixou também um grande legado de 66 anos de dedicação à Rainha das Artes!
OZcar Zancopé
OZcar Zancopé