17 de setembro de 2013

LORAX, "Um fervoroso amante da Arte Mágica!"

No Teste anterior a pergunta foi:
Paulo Roberto de Amorim Garcia é o nome do Mágico:
Oluap? Morim? Lorax? Xarol?
88% dos votos foram para a resposta correta.


LORAX
Quem respondeu LORAX, acertou! Esse é o pseudônimo de Paulo Roberto de Amorim Garcia (05/01/1941), um dos amantes mais fervorosos da Arte Mágica que conheço. Residindo atualmente em Porto de Galinhas, considerada  uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro e localizada no estado de Pernambuco, desfruta de merecida aposentadoria oriunda do exercício da Medicina desde 1965, ano em que se formou.  E foi justamente pelo fato de ser médico que teve sua iniciação na Arte Mágica quando conheceu, no hospital em que trabalhava, o seu colega José Laércio do Egito (Faraó Keops), médico, mas também Mágico, que lhe ensinava números de mágica nos intervalos dos plantões. Ingressou no Clube Mágico do Recife em 1970 onde teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e, em setembro desse mesmo ano, fez sua primeira apresentação de palco no Clube dos Engenheiros da Rede Ferroviária do Nordeste. O sucesso foi tão grande que  o estimulou, ainda mais,  buscar novos horizontes. Passou a frequentar o meio mágico do Rio de Janeiro e de São Paulo onde adquiriu grande parte do material que passou integrar, o que hoje é considerado por muitos mágicos, um invejável acervo, composto por livros, equipamentos, revistas, DVDs, etc.
Com menos de quatro anos envolvido com a Arte, lançou em 1974 o Boletim "MAGINOTAS" que tinha como escopo a divulgação de notícias relacionadas ao meio, a divulgação da cultura e da técnica da Arte Mágica. Com tiragem mensal,  editada até 1976 (22 exemplares), foi  voz forte  do movimento mágico nordestino e brasileiro.
Por vários anos foi o Presidente do Cube Mágico do Recife, sendo, atualmente, um dos seus Diretores, visto que o Clube é regido por uma Junta Diretiva.
Em 1975 foi um dos Mágicos convidados para atuar na Gala de Close-Up da "Convenção Mágica Cema" (5 a 7 de dezembro de 1975), atuou de forma impecável. Eu estava lá e pude ver isso! 
"Mentalismo" é hoje o foco do seu interesse, sendo um destacado executante e estudioso dessa categoria, tendo proferido inúmeras conferências sobre o tema.
São raros os eventos, nacionais e internacionais, que não tiveram a presença desse grande representante da Arte Mágica, que nasceu no Rio de Janeiro e que com cinco anos foi para o Recife e lá tornou-se o Mágico que é. Sua trajetória e importância para o desenvolvimento da Arte Mágica lhe renderam inúmeras e significativas homenagens. 
Amigos é o que mais gosta de fazer e os tem em profusão. É tão querido por todos que   quando chegam em algum evento a primeira pergunta é: " O Lorax já chegou?"
OZcar Zancopé  









3 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso o artigo.Fiquei bastante emocionado e sensibilizado.Retrato fiel do que sinto pela mágica. Muito grato.
    Lorax.

    ResponderExcluir
  2. Grande e merecidíssima homenagem a este grande nome da magia brasileira. Parabéns ao amigo LORAX e também a Ozcar, por ter tido a iniciativa desta matéria.

    KARDINI

    ResponderExcluir
  3. Bom artigo.
    Que o mesmo sirva como referência de pesquisa para os iniciantes na arte mágica...
    é muito bom sempre ler alguma coisa sobre este amigo/vizinho tão próximo...
    Valeu Ozcar.

    ResponderExcluir