16 de fevereiro de 2012

Estercita Fernandes - "A Rainha da Manipulação!"

NO TESTE DO MÊS DE JANEIRO A PERGUNTA FOI:

ESTERCITA FERNANDES, MÁGICA BRASILEIRA, COGNOMINADA “ A RAINHA DA MANIPULAÇÃO” É:

MÁGICA E BAILARINA? MÁGICA E ATRIZ?  MÁGICA E CANTORA? OU TODAS SÃO VERDADEIRAS?

     62% DOS VOTOS FORAM PARA A RESPOSTA CORRETA.


Estercita Fernandes

Ester Fernandes  Salcedo, brasileira de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, nasceu em 01/01/1933 e desde muito criança  ajudava no Ato de Magia do seu Pai, Mágico Dossel (Valentim Fernandes Salcedo).  Gregório Salcedo, bisavô de seu pai, foi quem deu início, em meados de 1725, na Espanha, à Dinastia de Mágicos dos Salcedo.
Com treze anos de idade, Estercita Fernandes, nome que adotou como pseudônimo,   começou  aprender manipulação e tornou-se exímia manipuladora, ficando conhecida como "A Primeira Mulher Manipuladora da América Latina", ou "A Rainha da Manipulação".
No espetáculo do  pai executava um ato intitulado "A dança dos cigarros" e juntamente com sua madrasta,"Madame Mir", apresentava a mala moscovita e a cabine dos espíritos.
Em 1958, atuando em um circo, conheceu o ator cômico Bady (Adalberto de Castro), com quem se casou. Fundaram uma Cia. de variedades e seguiram em excursão com um espetáculo de Magia, Música e Humor.  Tiveram três filhos, Carlos Alberto, Izabel e Tommy, este último adotivo, e que também se tornariam Mágicos, adotando os pseudônimos de Dossell, Iziz e Tommy, respectivamente.
Embora tenha se especializado em manipulação, atuou em quase todas as categorias da Arte Mágica. Foi também  Atriz, Cantora e Bailarina. Foi vedete do teatro de revista e por pouco não recebe o título, em 1964, de Rainha das Atrizes, apesar de ter sido forte candidata coube-lhe o honroso título de "Primeira Princesa".
Como contratada da Academia Piolin de Artes Circences, em São Paulo, deu aulas de Mágica por um período de cinco anos (1978-1983), lecionando, também, em caráter particular para muitos interessados, atividade que ainda,esporadicamente, desempenha. Recentemente presenciei um encontro emocionado de um seu ex-aluno,  o consagrado Mágico Rafael Baltresca. 
Estercita sempre foi uma mulher muito bonita e usou essa beleza a seu favor. Porém, ao se classificar em segundo lugar no "Primeiro Concurso de Mágicos do Rio de Janeiro", foi acusada, certamente por alguns perdedores, de ter influenciado os jurados com os seus "dotes", opinião que o público leigo não corroborou. Esse episódio rendeu muitas entrevistas e explicações em vários órgãos da imprensa, como por exemplo o Jornal Última Hora do Rio de Janeiro, edição de 27/09/1957, com o seguinte título: Estercita Protesta: "Sou Mágica de verdade. Minhas pernas não influíram na decisão dos juízes". Com certeza sua apresentação foi uma demonstração de muita habilidade. Manipulou cartas, cigarros, bolas excelsiors e finalizou sua rotina com uma grande cascata de lenços com a aparição da Bandeira Nacional.
Poucas são as cidades brasileiras que não desfrutaram das belíssimas apresentações dessa grande e completa Artista. Igualmente podemos afirmar em relação à América do Sul. 
Querida por todos que a conhecem, continua bela aos 79 anos de idade , ainda faz Mágica e desfruta das belezas da Cidade de São Vicente, Município do Litoral Sul de São Paulo, onde reside há quase duas décadas.
Tenho o grande privilégio de  ter a sua amizade  desde quando iniciei-me na Arte Mágica e, por oito anos, período  que morei em São Vicente, tive a  alegria da companhia dessa mulher encantadora! 


A Filha Izis e Estercita Fernandes


Estercita Fernandes e o filho Tommy


Estercita Fernandes e o filho Dossell
Observação
Para a edição desta matéria contei com a colaboração dos Mágicos Dossell e Ígor, aos quais agradeço sobremaneira.
OZcar Zancopé  

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!

    Estercita, artista singular! Sempre foi um exemplo como mágica, obtendo vigorosos aplausos por onde passa e se apresenta, seja na TV, em palcos maravilhosos de teatros ou em picadeiros de todos os tipos de circo. Dona de um estilo único, é extremamente técnica e uma manipuladora impecável. Seus shows são lindos e marcantes, apresentando muita cor e graça!

    Quando chega no ambiente de mágicos, os colegas já a vêem sorridente, simpática e acolhedora. Nunca deixou de ajudar ninguém, tendo iniciado grandes figuras no ilusionismo. O célebre Rafael Baltresca foi um de seus alunos.

    O legado de Estercita não se resume tão-somente a colaborar na formação de ilusionistas e a representar dignamente a arte, com a sua elegante performance. Ela mantém intocada uma geração de mágicos que começou em 1725. De lá para cá, a família Dossel não parou no ilusionismo... e ela honra o compromisso de continuar a missão da linhagem. A magia é bem viva na sua família.

    Mãe de uma lenda do ilusionismo, o seu filho mais velho Dossell é reconhecido como um dos melhores mágicos que já surgiram no país. Técnico, fino, exato nos movimentos e primoroso na apresentação, Dossell inspirou um sem-número de prestidigitadores pelo país e mundo afora. É um talento, esmerado em todos os efeitos. Impossível não ficar admirado ao ver o trabalho desse maravilhoso artista, tão expressivo, que não à-toa puxou a mãe. Não só por ter sido aluno dela. Está no sangue, é o pedigree, a boa origem familiar.

    Viva Estercita!

    Abraços,

    Claudio Carlos de Souza - São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos , antes de mais nada gostaria eu aqui de tecer meus agradecimentos ao irmão de arte Ozcar Zancopé
    Pela sua iniciativa de homenagear minha mãe o que muito nos emocionou !
    E agora tb lendo os comentários a respeito de nossa família que o Claudio Carlos de Souza nos agraciou com palavras
    que muito nos tocou ao coração , só posso e devo agradecer muito a vcs por este respeito, indubitavelmente inesquecível
    Que Deus os abençoe por estas frases que nos tocou no peito, de quem muito lutou pela rainha das artes
    Meus eternos agradecimentos ...
    Dossell

    ResponderExcluir
  3. ola boa tarde
    meu nome é andreia carla faria e estava procudo coisa sobre a familia da minha mae e achei uma foto Estercita Fernandes e descobri que ela é madrianha da minha mãe e tem ate bastisterio dela e sobe tbm que quando nasci seu pai e meu avo foram os primeiro a ir ao hospital me ver e ver minha mãe e gostaria de saber mas sobre sua mãe e a familia da minha mãe obrigado
    email:andreiacarla_nunes@hotmail.com
    telefone:13 9135-2614 ou 11 95342-8646

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia. As informações do seu interesse poderão ser obtidas com o filho da Estercita, Mágico Dossell, através do e-mail ou por telefone, descritos abaixo:

      Dossell : magic@dossell.com

      Tel: (11) 98963-4899

      Excluir
  4. Gostaria de saber onde estão os filhos do dossel principalmente o primogênito q também era ou é mágico profissional

    ResponderExcluir