12 de novembro de 2011

Cartão de visita, ter ou não ter, eis a questão!

Claro que é ter. Mas só ter não adiantará de nada. O importante é distribuir! Porém não é o que observo quando estou com alguns Mágicos, e não são poucos, no momento em que um  potencial cliente   pede um cartão, ou mesmo um outro colega. A cena é sempre igual. Depois de apalpar os bolsos com certa hesitação: "Puxa! Incrível, estou sem cartão agora", ou ainda, "Está com minha esposa e já já eu pego com ela e lhe trago"
Dois exemplos apenas, mas suficientes para que seja possível uma reflexão sobre esse comportamento no mínimo pouco inteligente. Vejo outros que entregam o cartão com dó, como se estivessem tomando o maior prejuízo.
Cartão de visita, para os Mágicos, serve  para divulgar os seus contatos profissionais, embora possa ter seu uso estendido para os relacionamentos sociais, que na prática acabam funcionando da mesma maneira.
Entendo que qualquer profissional que goste de trabalhar, e queira trabalhar, não pode ter uma prática um tanto quanto míope em relação à divulgação do seu trabalho.
Cartão de visita nas mãos de possíveis interessados no produto oferecido pelo Mágico é quase que como colocar o próprio produto nas mãos dos mesmos. Considerando as facilidades atuais para a sua confecção e preços accessíveis, não há como entender que, primeiro, os cartões não estejam à mão para a sua distribuição e, segundo, que possam ser vistos como custos, quando, na minha opinião, trata-se de investimento.
O objetivo deste artigo não é a confecção do cartão de visita, porém acho importante salientar que o  layout, bem como sua qualidade, devem ser  atrativos e  estimulem o interessado  guardá-lo para utilização no oportuno momento. Contratar a assessoria de um profissional do ramo é recomendável.
Se você não havia pensado a respeito, proponho que reflita sobre quantos trabalhos pode ter perdido por não ter entregue o seu cartão de visita à alguém que em algum momento lhe solicitou.
"Aqui está o meu cartão." Esta é a atitude que o seu cliente espera!


OZcar Zancopé 

3 comentários:

  1. O Cartão de visita é, sem duvidas, uma grande ferramenta para qualquer profissional.
    No caso dos Mágicos, esse pode ser um motivo para uma ilusão. Este post me deu uma idéia.
    "Não tenho um cartão agora mas...Espere um pouco...pronto...aqui está!".

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo prezado Walter Matheus, se é Mágico por que não fazer aparecer o cartão? O espetáculo já começa no "simples" ato de entregar um cartão de visita. Existem muitas outras possibilidades, como por exemplo mostrar um cartão branco e transformá-lo no verdadeiro; Tirá-lo em chamas da carteira; colocar um catão branco no estojo e, ao abri-lo está impresso. Atitudes assim farão com que o cliente tenha sempre a melhor lembrança de um artista, que foi Mágico até nessa hora.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei muito importante a divulgação através do cartão.Durante os 6 anos que trabalho no Mancini,já fiz várias aparições do meu cartão de visita (na carteira do fogo,no meio do baralho..etc)mas hoje tenho uma forma muito especial e é o meu maior "marketing" é o famoso Cartoon ( Versão Dan Harlan ).Só para finalizar a importância do uso do cartão,hoje eu faço um trabalho para uma empresa de calçados Rekoba,através de um cartão que o meu cliente recebeu,guardou e depois de 2 anos entrou em contato comigo para fazer a Francal e a Couro Modas.Portanto, cartão de visita é muito importante e dependendo da forma que você entrega pode resultar em grandes contatos.

    ResponderExcluir